20 janeiro 2007

A Noruega e a Utopia

Caro João, depois de ver o teu email “A Noruega” que anda aí em circulação, parece que saí de um sonho como no livrinho “A Utopia “ de Sir Thomas More, escrito à séculos, sobre a antiga civilização na Ilha da Utopia.

Devemos descontar naquele progresso a existência de petróleo no seu território, até ouro a céu aberto nos seus rios e uma riqueza enorme para uma fraca densidade populacional, mas devemos dar de seguida aquele exemplo da Ministra que se demitiu porque o seu marido foi apanhado a conduzir com excesso de álcool. É este pequeno nada na formação de cada um que pode a fazer a diferença.

Acredita amigo que sou um mouro empenhado em fazer com que a Ética vença e alguma Utopia possa ser realidade. Sei que é muito difícil porque a diferença está no comportamento de cada português que vemos dia-a-dia, mas a regra que sigo para não desistir, é: quantas coisas não acho que foram modificadas pela pedagogia dos meus exemplos? Alguma coisa deixamos em alguém se o fizermos bem.

A revolução mais difícil de fazer é a que envolve o aperfeiçoamento civilizacional das gerações, porque são elas o próprio veículo do aperfeiçoamento. Se não o fizermos agora a próxima estará na mesma e a outra mais atrasada e nunca mais seremos Noruega.

Sem comentários: