29 abril 2009

A Frota Parlamentar

Lá estou outra vez na inveja social, mas se é verdade que o discurso que se subentende neste vídeo serve que nem ginjas a um qualquer caciquismo anti-parlamentar, não há também dúvida que o nosso parlamento se pôs a jeito. Dificilmente o povinho entenderá o excesso nestas mordomias. Quase nem parecem simples e comuns mortais com estes luxos, alguns vitalícios. Espanta-me que alguns dos beneficiados não as recusem, mas não há bela sem senão e também sempre disse que não acreditava em homens providenciais, já que dos partidos que suportam isto, a minha deriva começou há muito. Uma chapelada a Nuno Melo, ao seu gesto e ao seu Triumph.

Sobreiros abaixo: Covilhã

A saga da destruição do sobreiro, para implementação de redundantes rotundas por esse país, não pára. Ensandeceram todos e agora a doença espalha-se para Norte. Tenho pelo sobreiro um respeito quase reverencial, talvez por estar-me impregnado na matriz que vem de longe, e tenho aqui denunciado ou antes, lamentado, porque não me resta outra hipótese, tanto atentado à nobreza desta árvore, da qual somos um dos maiores representantes mundiais. A notícia caiu-me ontem em cima, pela TV: "... mais uma Câmara etc. etc. etc."

Fiquei sem palavras. Sobreviveu apenas aquela sensação de nojo por esta gente que domina o nosso panorama autárquico, pela falta de cultura, de respeito, de consciência ambiental, de tudo. De tudo. Só me resta o p.q.o.p.
.

A Gripe Suina

Do Inquietude Permanente do Prof. João Vasconcelos Costa, recebi de um amigo um email com novos alertas para esta questão da variante da gripe, agora Suína, ou Mexicana. O Prof. JVC exerce a sua actividade profissional em Biologia Molecular e Virologia, e tem nestas questões uma opinião exterior à oficial que nos é dada a conhecer. Vejam-se os textos sobre a Gripe. Aguarda-se mais informação com esta credibilidade.
,
Reedição: E assim aconteceu, o Prof. JVC está numa atitude responsável a acescentar mais informação sobre o problema.
.

27 abril 2009

129


.

As nossas limitações

Um exercício em que temos dificuldades, é despir convicções e preconceitos para entendermos o outro. Se falharmos uma audição hoje, dificilmente teremos de alguém amanhã uma opinião isenta porque, sem que nos dêmos conta, o nosso filtro só deixou ver e ouvir o que os nossos sentidos quiseram.

21 abril 2009

Foi em Abril


... e o que foi bom há 35 anos, é poder dizer hoje que assim como fiz este cravo, também inventei e fiz Revolução.
.

20 abril 2009

O nosso cão e D. Nuno

Ora bolas, então agora que os portugas andavam felizes com um cão de água português na Casa Branca, e afinal é considerado pelos espanhóis um cão ibérico!

“La mascota del presidente de EEUU es autóctona de la Península Ibérica. Es de la misma familia que el perro de agua español, pero más grande. Originariamente, recibía el nombre de 'turco andaluz' y era perro de pastores. No suelta pelo y es perfecto para alérgicos, como la hija pequeña de Obama." Daniel G. Lifona

E D. Nuno Álvares Pereira? Também não escapa, os convites para a canonização em Roma foram misteriosamente impressos com o nome do santo portuga guerreiro transformado no espanhol “Alvarez”. Mas nada destas coisas são intencionais! Não. Isto são é as minhas lucubrações anti-iberistas. Leia: “Gafe” no Vaticano?!...

.

15 abril 2009

Marinho e Pinto, sem medo.

“...o legado do medo que nos deixou a ditadura não abrange apenas o plano político.”

“... Porque na sociedade portuguesa actual, o medo, a reverência, o respeito temeroso, a passividade perante as instituições e os homens supostos deterem e dispensarem o poder-saber não foram ainda quebrados por novas forças de expressão da liberdade....”
José Gil em: "Portugal, Hoje – O Medo de Existir".

O povo deste país tem de há muito uma espécie de temores reverenciais, que por insistência histórica tem originado que muito pouco se inscreva na vida dos portugueses, o que de certa forma alimenta um poder que o tolhe e lhe sonega a Justiça. Isto acaba também por estar na base do que fez com que José Gil desse ao seu livro aquele título.

Vem isto a propósito da entrevista de ontem à TSF e do apoio que tenho dado ao Bastonário Marinho e Pinto, porque acredito que como ele diz, é a liberdade plena que move o seu espírito na procura da Justiça e quem não o entender, ou não quiser, dificilmente estará com ela de corpo e alma - isso não seria pecado, porque há muito quem cumpra o seu desempenho apenas de corpo presente - mas ao contrário, Marinho e Pinto está com a sua convicção e a verdade que lhe lemos no que diz, a romper com o discurso formal e a ousar entrar no castelo da Justiça tentando que se alterem regras internas de poder e domínio que fizeram da nossa Justiça aquilo que vemos.
.
Hoje, quase gostaria de ter feito uma licenciatura em Direito, para poder ter o prazer de o ajudar com o meu voto. Mas, trazer um cidadão externo como eu, para a causa da Justiça, é já uma mais valia que nenhum outro se pode orgulhar. Continuo porém a temer, pela poderosa corporação que está a enfrentar, se a grande base que o elegeu vacilar no seu apoio.

Não vale a pena dissecar aqui a sua excelente entrevista de ontem à TSF, basta ouvi-lo neste link, abrindo depois o comando do som e fazendo pause neste blogue.

.

09 abril 2009

"They are heros of a kind"


que fala dos heróis desconhecidos deste excelente documentário feito há décadas por canadianos, sobre a aventura dos portugueses na pesca do bacalhau nos mares do Norte do Atlântico, quando um telejornal traz a imagem do “Argus”, que apesar de ferrugento e mal tratado foi resgatado num leilão num porto das Antilhas por um empresário português. E como diz o narrador, “they are heros of a kind”. Um país também se constroi com a memória.
.

07 abril 2009

L'Aquila, Itália.

Tenhamos ainda fé no Homem. O cenário, são os destroços do terramoto e muita gente voluntária de coletes reflectores vestidos, empenhados em ajudar os que sobreviveram e o desespero na tentativa de novos resgates. Um fragilizado cidadão de L’Aquila, com tudo esboroado à sua volta, dizia ao repórter da TV, com a voz a embargar, mais ou menos neste italiano:

- La gente non si aspettava questo. Sono fantastici. Un vero esercito di angeli.

Depois, foram o silêncio e as lágrimas, a única forma possível de agradecer.
.

06 abril 2009

A Suiça e o Segredo

Basta uma pesquisa como esta para ver o que se diz sobre as off shore e o segredo bancário em vigor em países tão respeitáveis como a Suíça. Como se sabe, um dos seus sustentos é aquele negócio de viver com o dinheiro sujo que lhes chega, grande parte desviado de países pobres de todo o Mundo, pela corrupção, pela guerra, pela droga, e ninguém se questiona pelo sangue e pelo sujo que o mancha. Há alguns anos atrás os Suíços respondendo sobre sobre o tema, disseram sem a menor dúvida que não concordavam com a abolição do seu sistema de contas secretas. Pudera!
.
Assim temos vivido, aceitando aqueles sistemas a funcionar, considerando que eram perigosos esquerdistas os que se atreviam a questionar a forma legal de manutenção daqueles paraísos da riqueza. Hoje, parece começar a haver algum pudor e um incómodo de que estejam a fazer parte da nossa história. Vale mais tarde do que nunca. Os Suíços e os países que fechavam os olhos a estas imoralidades vão ter que fazer uma reciclagem aos seus conceitos de ética e vão descobrir outras formas de se governarem na vida. Se não aproveitarmos agora para a mudança, a próxima não será uma crise, será uma catástrofe planetária.